A Estação da Luz é uma estação ferroviária localizada no bairro da Luz, na cidade deSão Paulo.
A estação reflete o momento histórico em que foi construída, evidenciando o poder do café na trajetória de expansão da cidade. Erguida junto ao Jardim da Luz, por décadas a sua torre dominou parte da paisagem central paulistana. O seu relógio era o principal referencial para acerto dos relógios da cidade.
Porque é um patrimônio histórico?
A estação da luz existe há 144 anos e é um marco para o estado de São Paulo. Depois inúmeras coisas vividas na mesma, é impossível não classificá-la como um patrimônio histórico.
Linhas Desativadas
A Estação da Luz era tronco e estação central da antiga ferrovia Santos-Jundiaí. A linha foi desativada por completo em 1996, com a liquidação da Rede Ferroviária Federal.Em 1º de dezembro de 1996, no cumprimento do programa de desestatização proposto pelo Governo Federal de então, a antiga malha da Santos a Jundiaí foi entregue sob regime de concessão à MRS Logística para a operação de cargas, sendo que concessionária tem hoje o domínio da ferrovia entre Santos e Rio Grande da Serra e a permissão para operar no entre Rio Grande da Serra e Jundiaí. Este último se encontra sob o domínio da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, que ali opera suas linhas 7 (trecho Jundiaí-Luz) e 10 (trecho Luz-Rio Grande da Serra).
Por: Nathália Costa
tem certeza que essa segunda foto é a estação da luz ?? compara bem o.o
ResponderExcluirDesculpa Natália Costa, que escreveu essa postagem, eu vi a foto bonita da estação e não poderia deixar de comentar. A ultima foto, não é da estação da luz, é da estação Centraw, ou estação Julio Prestes, como é chamada. Ela é o terminal da linha itapevi-Julio Prestes, diferente da Luz, de onde saem as linhas para jundiaí-Francisco morato e as linhas que vão para o Brás, 10 e 11 do expresso. Mesmo assim, a foto esta muito boa e a postagem melhor ainda, só corrige essa imagem ;).
ResponderExcluirÉ muito Facil confundir Luz com Julio prestes, elas ficam na mesma rua uma do lado da outra. As duas tem os traços ingleses da época em que foi construida.