domingo, 17 de abril de 2011

O trabalho

Gostaria de iniciar o blog com uma breve palavra. Foi dado a mim e ao meu grupo a oportunidade de apresentar nosso trabalho por meio de um blog, e assim fizemos. Nossa intenção é passar um pouco de nossas pesquisas sobre o assunto aqui. Esperamos sinceramente que gostem do que for apresentado, pois foi feito com muita atenção e com muitos detalhes. Nós agradecemos a oportunidade que nos foi dada e a forma de se expressar por meio deste. Obrigada. 

Por: Nathália Costa


 O que é um patrimônio histórico?

Pode ser definido como um bem material, natural ou imóvel que possui significado e importância artística, cultural, religiosa, documental ou estética para a sociedade. Estes patrimônios foram construídos ou produzidos pelas sociedades passadas, por isso representam uma importante fonte de pesquisa e preservação cultural. 
Mundialmente, a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Cultura, Ciência e Educação) é o órgão responsável pela definição de regras e proteção do patrimônio histórico e cultural da humanidade.
No Brasil, existe o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Este órgão atua, no Brasil, na gestão, proteção e preservação do patrimônio histórico e artístico no Brasil. 
Alguns patrimônios históricos do Brasil: Cidade Histórica de Ouro Preto (Minas Gerais), Centro Histórico de Olinda (Pernambuco), Pelourinho, Estação da Luz (São Paulo), Ruínas de São Miguel das Missões (Rio Grande do Sul), Cristo Redentor (Rio de Janeiro), Conjunto Urbanístico de Brasília, Palácio do Catetinho (Brasília).  


 Cidade Histórica de Ouro Preto (Minas Gerais)




 Centro Histórico de Olinda (Pernambuco)





Pelourinho




Estação da Luz (São Paulo)



 Ruínas de São Miguel das Missões (Rio Grande do Sul)



 Cristo Redentor (Rio de Janeiro)



 Palácio do Catetinho (Brasília)

Por: Raiza Rodrigues 



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário